Como aliviar a dor das cólicas menstruais naturalmente

remédio natural para cólicaTodo mundo sabe que a menstruação passa a fazer parte da vida de uma mulher a partir de uma certa idade. Porém para algumas mulheres a menstruação se torna um terror mensal. Muitas delas sofrem com cólicas menstruais e não conseguem nem sair da cama.

Para alguns homens isso pode ser frescura ou drama, mas muitas mulheres sofrem com cãibras e cólicas regulares, e isso pode se tornar um problema mais sério para várias delas.

Algumas mulheres sofrem tanto com cólicas menstruais que elas atingem a parte inferior do estômago, podendo também afetar parte das costas e das coxas. Essas cólicas só diminuem quando se chega ao terceiro dia de menstruação. Porém várias mulheres também sentem cólica antes do período menstrual.

Existem vários fatores que podem fazer com que as mulheres sofram com mais cólicas. Atingir a puberdade cedo demais, a genética, um fluxo de sangue abundante durante os períodos e fazer coisas pouco saudáveis como usar tabaco, fazer poucos exercícios físicos, beber acima do limite, e usar drogas ilegais.

Após a gravidez e o parto, algumas mulheres passam a sofrer menos de cólicas menstruais.

Como você pode aliviar cólica menstrual?

Todos nós sabemos que há no mercado várias medicações para aliviar a dor de cólica menstrual. Porém há outras maneiras de diminuir muito a dor de cólica. Por serem soluções naturais elas fazem bem para a saúde e não causam efeitos colaterais. Confira:

1. Gengibre

O gengibre é um dos grandes responsáveis do alivio da dor das cólicas menstruais. Além de combater aquela sensação chata de cansaço que chega com a síndrome pré-menstrual ele faz com que você se sinta mais disposta e menos fadigada.

Como preparar: Você pode ferver um gengibre ralado dentro de um copo d´água por aproximadamente 4 minutos. Após isso retire o gengibre e adicione suco de limão. Você pode consumir esse chá até 3x ao dia durante a sua menstruação.

Outra forma é adicionar o gengibre em algumas das suas refeições diárias ou consumi-lo em doces.

2. Manjericão

O manjericão possuí um ácido que auxilia na diminuição da dor, e como resultado acontece um alivio nas cólicas menstruais.

Como preparar: Você pode adicionar uma colher de sopa de folhas de manjericão juntamente com água fervente. Em seguida você vai deixar a bebida esfriar por um tempo, você pode tomar isso várias vezes ao dia para aliviar as dores.

Outra forma de fazer é amassar algumas folhas de manjericão, para fazer um suco. Adicione duas colheres de chá de este suco em um copo de água morna. Beba esse chá todas as vezes que você sentir algum incomodo relacionado as cólicas. Você também pode tentar adicionar folhas de manjericão fresco nas suas refeições.

3. Canela

A canela pode aliviar o enrijecimento muscular, a coagulação sanguínea e o inchaço para ajudar a aliviar as dores menstruais. Para fazer chá de canela, misture ¼ colher de chá de  canela em pó em um copo de água
quente. Deixe o chá repousar por cinco minutos e em seguida, adicione o mel e beba-o. Para parar as cãibras, beba de dois a três xícaras de chá de canela um ou dois dias antes do início do período.

Tome um copo de água morna e misture com ½ colher de chá de canela e uma colher de mel. Beba-o três vezes no primeiro dia do seu período para parar a dor.

4. Chá de Camomila

Esse chá é responsável por relaxar o útero e aliviar o enrijecimento muscular que causa cólicas durante a menstruação.

1. Faça um suco com a camomila e após isso ferva água e adicione o suco, fazendo assim um chá;
2. Deixe essa bebida parada por pelo menos 15 minutos.
3. Após isso você deve adicionar  suco de limão ou mel a seu gosto.
4. Beba pelo menos dois copos deste chá todos os dias, durante a semana antes de seu período.

Além de tentar consumir todos esses alimentos citados aqui, você também pode procurar fazer alguma atividade física como ioga e exercícios cardiovasculares, eles ajudam a aliviar cólicas menstruais. Outro segredo para aliviar as cólicas menstruais é beber muita água. Se você notar que nada disso ajuda a aliviar suas cólicas minha sugestão é que você procure tratamento médico.

E você? Tem alguma dica de como aliviar cólicas menstruais? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *