Quando foi criado o Poupatempo?

poupatempo santo amaro

O Poupatempo é um sistema concebido para melhorar a eficiência e a rapidez dos serviços burocráticos no estado de São Paulo.

São mais de 400 serviços oferecidos para o cidadão, como emissão de documentos como carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais, em mais de 70 unidades fixas espalhadas pela capital e sua região metropolitana (19), pelo interior do estado (47) e pelo litoral (4), incluindo a unidade poupatempo santo amaro.

Em anos recentes, o Poupatempo parece ter feito uma verdadeira mudança na forma como esses serviços são prestados à população. Uma pesquisa realizada em 2015 parece apontar exatamente isso: cerca de 97% dos usuários do Poupatempo aprovaram o atendimento recebido nas unidades do Poupatempo.

Em alguns lugares, essa aprovação chegou a 100% dos entrevistados, como na Grande São Paulo.

Trajetória do Poupatempo

Esse sistema foi criado em 1996 pelo governo de São Paulo, então gerido pelo governador Mário Covas. A iniciativa foi tomada um ano após o político assumir o cargo, e à frente do projeto foi nomeado o sociólogo Daniel Annenberg, que depois viria eventualmente a ajudar na reorganização do Detran paulista.

A empresa que administra o Poupatempo é a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), uma empresa pública de capital fechado pertencente ao governo paulista.

A PRODESP foi criada em 24 de julho de 1969 pelo Decreto Estadual nº 137, assinado pelo então governador do estado Roberto Costa de Abreu Sodré, mais de 25 anos antes do surgimento do Poupatempo.

A empresa administradora do sistema, nos anos que se seguiram à sua fundação, passou por um período de estruturação, no qual buscou uma sede até finalmente se instalar em 1978 em Taboão da Serra, que continua sendo sua sede hoje em dia.

Programa de desburocratização

Em pouco mais de 20 anos de existência, o Poupatempo é considerado por muitos um dos maiores programas de desburocratização da história do Brasil.

Hoje em dia, o programa conta com uma estrutura de mais de 13 mil colaboradores, que prestam, em médio, 185 mil atendimentos por dia, ou quase 4,5 milhões por mês.

Estima-se que o programa já tenha realizado mais de meio bilhão de atendimentos durante toda sua existência.

Desde a sua criação, o Poupatempo manteve um nível considerável de eficiência, emitindo mais de 52 milhões de carteira de identidade, mais de 27 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), quase 13 milhões de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e cerca de 16 milhões de atestados de antecedentes criminais.

É por conta da qualidade de seu padrão de atendimento que o Poupatempo mantém níveis recordes de aprovação: 99% de usuários avaliando o programa como bom ou ótimo.

Premiações do Poupatempo

O Poupatempo recebeu com o passar dos anos uma série de premiações, como por exemplo a de “Melhor Serviço Público de São Paulo”, realizado pelo Instituto Datafolha.

Em adição a isso, a PRODESP, que administra o Poupatempo, já foi considerada como a melhor empresa da indústria digital no ranking “Melhores & Maiores” da revista Exame.

Essa é apenas mais uma prova da agilidade e presteza dos serviços prestados pelo Poupatempo, aliás já muito bem avaliado em pesquisas de opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *