01/10/2014
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Saiba Como Conseguir Autorização Para Pilotar Lanchas e Jetskis

Um dos grandes atrativos de se pilotar uma embarcação de pequeno porte em águas brasileiras, como uma lancha ou um Jet Sky, além do seu óbvio charme, é a facilidade de se conseguir a licença. O assunto é, inclusive, tema de polêmica atualmente, devido a um acidente com vítima ocorrido em um lago, pois não são exigidas aulas práticas para a aquisição de uma permissão de pilotagem. Nem sequer é preciso fazer um teste prático. Para conduzir um desses dois transportes náuticos, como recreação ou esporte, é preciso fazer um teste escrito com 40 perguntas, bastando acertar vinte para passar.

[caption id="attachment_8200" align="aligncenter" width="488" caption="Lancha"]Lancha[/caption]

Ao que tudo indica, a prova prática no processo de habilitação foi deixado de lado pela dificuldade em se abranger todas as situações que podem ocorrer durante a condução. Tal se deve às diferenças entre os barcos e os locais onde eles serão pilotados, como rios, lagos, lagoas, barragens e no mar.

A habilitação para pilotar deve, porém, seguir determinados critérios. Antes de tudo, qualquer embarcação nova deve ser inscrita na Marinha. Deve-se levar os documentos pessoais, a nota fiscal de compra e pagar uma taxa de 30 reais para regularizar o veículo. Há ainda uma taxa anual a ser paga pelo proprietário, de cerca de 17 reais, para o seguro obrigatório. Só então é que os interessados a tirar uma licença para conduzir lanchas ou Jet skis devem se dirigir a uma Delegacia Fluvial para marcar o teste de habilitação. Além dos documentos pessoais e da embarcação, o candidato deve apresentar um atestado físico e mental e pagar 40 reais para uma licença na categoria de Arrais amador. A seguir, marca-se o teste, que geralmente é feito em computadores na própria delegacia.

[caption id="attachment_8208" align="aligncenter" width="451" caption="Jet Ski Kawasaki 800 SX-R"]Jet Ski Kawasaki 800 SX-R[/caption]

Se passar, o candidato já fica apto para usar o seu equipamento, recebendo um protocolo após o teste. O documento permanente, que deve ser renovado a cada dez anos, fica pronto em 30 dias. Se ficar reprovado, ele pode refazer o exame em cinco dias. A apostila tem cerca de 500 páginas. Quem quiser passar de primeira pode ainda se inscrever num curso preparatório em clubes, náuticas ou despachantes. Eles podem custar, em média, uns 200 reais. Para trabalhar com embarcações, porém, as regras são outras. É preciso fazer um curso próprio para isso na Marinha e passar por testes práticos.

[caption id="attachment_8213" align="aligncenter" width="452" caption="Jet Ski Yamaha Superjet"]Jet Ski Yamaha Superjet[/caption]

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10 comentários

  1. Com esta licença pode-se pilotar fora do Brasil?

  2. Gostaria de saber onde tem uma delegacia fluvial na grande São Paulo?

  3. muito interessante e elucidativo.

  4. Gostaria de adquirir um bote ou lancha d pequeno porte, também precisa de licença; e como façopara conseguir, procuro onde ou quem.

  5. ola gostaria de saber Q vou gastar pr tirar a carteira pr pilotar um lancha hoje.

  6. COMO FAZER PARA TIRAR ESSA LICENCA PARA CANOA, ONDE E COMO SE ESTOU EM GOIANIA GO.

  7. em goiana tem algum lugar para se fazer essa licenca canoa???

  8. como fazer para tirar esta licença para canoa onde e como se esto no interior na cidade de guara

  9. Douglas Peixoto Consultor Imobiliario

    eu tambem gostaria de saber….

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