21/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Sociedade » Religião » Ano Novo Judaico – Aprenda sobre o Rosh Hashaná

Ano Novo Judaico – Aprenda sobre o Rosh Hashaná

Ano Novo JudeuA religião judaica possui dois Grandes Feriados que compõem seu calendário, um deles é o Rosh Hashaná, considerado o Ano Novo judaico e que carrega consigo muito significado e simbolismo, considerado o dia do julgamento e da lembrança.

Diferentemente do calendário bíblico, os judeus comemoram o ano novo no primeiro dia do sétimo mês do calendário judaico, este ano comemorado no dia 08 de setembro, que celebra a criação da raça humana. A maioria dos feriados judeus tem apenas um dia, já o Rosh Hashaná dura dois dias e reflete o tempo da conversão e renovação, uma oportunidade que os judeus têm para a limpeza espiritual, receber o perdão de Deus e recomeçar livre dos pecados cometidos no ano anterior.

É um tempo de reflexão, pela qual o judeu faz correções em seu comportamento tomando decisões importantes sobre não cometer os mesmos erros do passado no ano que se inicia.

O período dos Grandes Feriados se encerra com o Yom Kipur, que acontece dez dias depois do ano novo judeu. Acredita-se que durante o Rosh Hashaná os nomes dos judeus são escritos no livro Livro da Vida e é no Yom Kipur que esse livro é selado. Esses dez dias entre um feriado e outro são chamados de Dias de Temor.
A tradição mostra vários símbolos que caracterizam o Rosh Hashaná. Nas sinagogas são feitas várias orações que pedem o pedido de perdão a Deus enquanto é tocado o shofar – feito do chifre de carneiro, é um instrumento de sopro que remete ao episódio em que Abraão deve matar seu filho Isaac segundo uma ordem de Deus, preparando-se para realizar o sacrifício, Abraão recebe a visita de um anjo que maRosh Hashanánda sacrificar um carneiro ao invés de seu filho. Outro costume é jogar pedras ou pedaços de pão na água, simbolizando o abandono ao pecado.

Nas refeições do Rosh Hashaná usa-se de toalhas brancas, prataria fina e enfeites como muitas flores à mesa. A maçã com mel traduz a intenção de um ano novo doce, legumes em rodelas também são servidos refogados com mel. Durante o feriado não se come nada temperado com vinagre nem raiz forte, para evitar um ano amargo.

O pão trançado – chalá aguilá – é servido no formato redondo, pois o círculo representa o ciclo da vida e pede por um ano sem conflitos. O peixe também compõe a mesa e a cabeça é servida ao homem mais velho da família. A romã representa fartura por meio de sua infinidade de sementes e não pode faltar na mesa do Rosh Hashaná.

Os judeus enviam cestas de flores e chocolates uns aos outros e cartões com votos de um ano doce e Shana Tova, que significa bom ano.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>