28/08/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Geral » Exames de Rotina – Exames preventivos que toda mulher deve fazer

Exames de Rotina – Exames preventivos que toda mulher deve fazer

Realizar exames preventivos é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e manter a saúde em dia. E no caso das mulheres, os cuidados devem ser ainda maiores. Após a primeira menstruação, ao menos uma vez ao ano elas devem procurar o ginecologista para realizar os exames de rotina.

Saúde da Mulher - Exames Preventivos

Todos os exames periódicos são essenciais para a saúde feminina. Cada um deles tem a sua importância e ajuda a prevenir um tipo de doença. A mamografia, por exemplo, deve ser realizada pela primeira vez entre os 35 e 40 anos. Contudo, após os 40, o exame deve ser feito anualmente. A mamografia serve para diagnosticar e prevenir o câncer de mama.

A ecografia mamária feita em pacientes mais jovens que, geralmente, não têm indicação para fazer a mamografia. Esse exame é feito em mulheres que apresentam algum vestígio de nódulos ou demais alterações mamárias. Em alguns cados, mulheres acima dos 40 anos também precisam realizar a ecografia mamária.

Ecografia transvaginal é outro exame de rotina, realizado somente pelas mulheres que já perderam a virgindade, pois consiste na introdução de um pequeno bastão em forma de tubo na vagina. Por meio desse instrumento possíveis doenças ginecológicas podem ser diagnosticadas ou prevenidas, dependendo do caso.

Já a ecografia pélvica serve para a visualização do útero e dos ovários. Esse exame é solicitado geralmente para as mulheres que ainda não perderam a virgindade ou para aquelas que possuem alguma restrição quanto a ecografia transvaginal.

O preventivo ginecológico é um dos exames de rotina mais conhecidos. Também chamado de Papanicolau, ele serve para verificar alterações e infecções nas células do colo do útero. Além disso, verrugas, herpes e fungos também podem ser diagnosticados com realização deste exame. O preventivo ginecológico deve ser realizado anualmente, a partir de um ano de início da atividade sexual. Sua função é prevenir o surgimento do câncer de colo de útero.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>