01/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Casa e Família » Jardinagem » Girassóis – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Girassol

Girassóis – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Girassol

Girassóis – essas flores amarelas e exuberantes, que acompanham o sol pelo fenômeno conhecido como heliotropismo começaram a ser cultivadas por povos indígenas da América do Norte e América Central, locais de onde a flor é nativa. Esses povos cultivavam o girassol com o propósito de alimentação – transformavam suas sementes em farinha para consumir.

Os povos pré-colombianos também utilizavam a figura do girassol para representar a sua divindade-Sol. A flor foi introduzida em países europeus em meados do século XVI.

girassol

O caule do girassol pode atingir até 3 metros de altura, suas inflorescências são grandes e belas e inspiraram crendices entre os povos ao longo do tempo: em terras húngaras, acredita-se que a semente do girassol é capaz de curar a infertilidade. Outra crendice popular na Hungria é a de que se colocar sementes de girassol na janela de uma mulher que esteja grávida, seu filho nascerá homem. Na Espanha, acredita-se que para ter sorte, é preciso juntar onze girassóis.

Enfim, em variadas culturas, o girassol foi visto como símbolo de sorte, sucesso e fartura.

O girassol é uma flor resistente, que dificilmente sucumbe a pragas e parasitas. Isso torna seu manuseio e cultivo mais simples. Mantenha a planta em local bem ensolarado – o girassol aceita e precisa de luz solar direta, por aproximadamente quatro horas por dia. Recomenda-se que a flor seja plantada em um substrato composto por duas partes de areia, uma de terra vegetal e uma de terra comum, bem mescladas. Regue a planta sempre que seu solo se apresentar seco – se a planta estiver em um vaso, o solo nunca deve secar totalmente.

Girassóis são plantas que possuem diversos usos medicinais e culinários: suas sementes são muito ricas em óleo, que refinado é comestível e tem valor nutricional comparável ao do azeite; não refinado é aproveitável para a fabricação de velas e sabonetes. As sementes também são aproveitadas: cruas, elas podem alimentar pássaros e outros pequenos animais; tostadas prestam-se à própria alimentação humana.

Em certos países, usam-se partes do girassol como remédios – por exemplo, suas folhas e flores são usadas em medicina alternativa para combater problemas de garganta e do trato respiratório. O sumo das sementes e flores é acrescentado ao vinho branco em alguns locais da América do Sul para combater cálculos renais e vesiculares.

Essa maravilhosa flor, como podemos ver, encanta não apenas pela beleza, mas pela sua grande utilidade e proveito para o ser humano.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

11 comentários

  1. adoroo girassol essas flores sao lindaaa
    ♥♥

  2. A experiencia de cultivar ao menos um girassol é impressionante! Esta planta é realmente extraordinaria!

  3. eu e o meu primo gostamos

  4. Gostaria de saber se as folhas do girassol nascem novamente. Eu ganhei um girassol há 1 semana e suas folhas caíram. Grata

  5. eu queria saber uma coisa..de quantos em quantos dias se molha o girassol?

  6. Eu queria saber quantas flor cada pé de girassol coloca?

  7. AMEI MUITO LEGAL USEI PARA FAZER MEU TRABALHO

  8. gostei tanto que minha afilhada usou para fazer seu trabalho

  9. vc nao tem a imagem com as partes dele com a raiz o caule ……………

  10. vou usar ppara fazer meu trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>