Três estratégias para ter mais concentração nos estudos (e na vida)

Hoje a gente vai falar sobre 3 estratégias que você pode adotar para você ter mais concentração na sua vida. Você já sentou para estudar ou para ler ou para fazer alguma coisa e de repente você estava lendo aquele parágrafo e aí na hora que você chegou no final do parágrafo, no final da página no final de duas páginas, você teve que voltar tudo porque você não fazia a menor ideia do que você estava lendo?

Você já se pegou de repente tendo que se dedicar a uma atividade um pouco mais demandante enquanto isso você acaba pegando seu smartphone e você, na hora que olha, já está no Facebook, no Instagram, no Snapchat… Isso é uma coisa que acontece muito com a gente e eu vou te trazer hoje 3 estratégias.

Algumas são um pouco mais demoradas e outras são um pouco mais rápidas de serem aplicadas, mas as 3 funcionam igualmente bem; muito melhor se usadas em conjunto para aumentar a sua concentração. A gente anda numa era/época em que a gente é muito distraído, o tempo inteiro tem alguma coisa acontecendo, tem uma notificação chegando, tem alguma coisa que parece que conspira para poder distrair a gente, a gente precisa voltar, se centrar um pouco no que a gente precisa fazer para gente poder desenvolver atividades de longo prazo.

Saiu uma pesquisa, ou reportagem, ou um artigo, ou alguma coisa recentemente que dizia que a internet pode… ela chegou a um nível em que ela pode danificar permanentemente nossa capacidade de concentração. Isso quer dizer que hoje os níveis de concentração já são muito menores do que eram 10/15/20 anos atrás e que isso pode ser alguma coisa permanente para pessoas que a todo momento estão sucumbindo a essa tentação de se distrair o tempo todo.

Então a gente se concentrar, na verdade, é mais que uma vontade, ela é uma necessidade para a gente poder produzir alguma coisa significativa, seja um trabalho, seja aprender alguma coisa, o que quer que seja. Então essa é um habilidade muito importante para a gente.

Estratégias para manter a concentração

Ao longo da minha carreira e da minha vida sempre estive em busca de me concentrar e manter o foco. Após uma crise de stress que me tirou dos eixos passei a buscar formas melhores para lidar com esse cotidiano louco que temos hoje em dia.

Desligue-se do mundo virtual

A primeira estratégia que eu trago para você hoje é a estratégia mais simples, estratégia polêmica e é uma estratégia que, obviamente, vai ser óbvia uma vez que você ouça, que é você desligar a internet. A gente passa muito tempo na internet, a gente tem muita disponibilidade de conexão hoje. A maioria das pessoas, pelo menos 50%, 60% do País, em pesquisas recentes, têm acesso a algum tipo de conectividade de internet ao longo do dia e isso acaba prejudicando a gente, porque a internet, as redes sociais, tudo isso que a gente usa, hoje em dia foi desenhado exatamente para conseguir capturar a sua atenção.

Algumas pessoas vão achar essa estratégia um pouco mais difícil, porque, em tese, elas “dependem” da internet para o que quer que elas façam. Então, para aquelas pessoas, por exemplo, estão assistindo às aulas e essas aulas são em vídeo, isso pode ser um pouco mais complicado, mas eu tenho certeza que, dentro da sua realidade, no seu caso, você vai conseguir encontrar uma saída para isso.

Desligar a internet tem várias vantagens e uma delas é que a gente não cede 100% do tempo. A tentação, de repente, você está usando alguma coisa, você tem uma aba do navegador aberta, chega uma notificação de e-mail, chega uma notificação de rede social, notificação de Candy Crush, e aí você já vai jogar. A gente acaba resistindo um pouco mais a isso quando não a gente não tem essa disponibilidade imediata. Para algumas pessoas isso pode ser até uma necessidade mais radical de, de repente, ir a um lugar que não tem internet. Às vezes você está em casa, na sua casa tem Wi-Fi e aí você pode ligar a qualquer momento, mas, se você está num lugar que não tem Wi-Fi, é muito mais difícil o processo de você conseguir essa conectividade de novo.

Criar um ritual de concentração

A segunda dica… ela é uma dica um pouco mais estruturante. Sempre que você precisar se dedicar a uma atividade frequentemente e essa atividade demandar concentração, eu acho interessante você criar um ritual de concentração. O que é um ritual? Ele é uma sequência de passos que você faz todas as vezes antes de iniciar uma determinada atividade. O meu canal é dedicado a estudos, a aprendizagem acelerada, então a gente fala aqui muito de provas e concursos públicos.

Nessa situação, o que eu recomendo para meus alunos é que eles tenham uma série de passos que eles fazem antes de começar a estudar. Então, se você tem o seu horário de estudos, vamos dizer aqui como exemplo, que você comece a estudar 14h30m todos os dias. Então, por exemplo, meio dia você almoça, aí você vai tomar um banho, aí você ouve música, aí você tira uma soneca de 15 minutos, você acorda, ouve duas músicas na mesma sequência e senta na sua mesa para pode estudar.

Quando mais próximo for esse ritual, quanto mais semelhante ele for entre um dia e outro, mais o seu corpo vai começar a se preparar para aquele momento de concentração, ele vai entender que, a partir daquele determinado momento, você precisa se concentrar. Então, eu recomendo que você faça essa experiência, nada que te agite muito.

Às vezes, fazer uma atividade física de alto impacto, de alta intensidade imediatamente antes de estudar, talvez não seja recomendado. Mas, se você puder fazer rituais mais tranquilos, rituais que envolvam música, que envolva pequeno deslocamento, até o próprio hábito de você pegar seus óculos todas as horas antes de começar a estudar, já é uma coisa que pode te ajudar a manter-se concentrado.

Com o passar do tempo isso vai ficando cada vez mais poderoso. E, claro, uma vez que você entre nessa zona de concentração, procure passar pelo menos 30, 40, 50 minutos sem ceder a outras distrações que vão acontecendo. Isso vai sendo cada vez mais fácil, conforme o tempo vai passando.

Comece a meditar

zen power x funcionaE a terceira dica não é uma dica não só para concentração, não só para esse momento de estudos, mas para a sua vida toda, que é a prática de meditação. Eu comentei em outros artigos que um tempo atrás eu comecei a meditar, que era uma coisa que eu queria fazer muito, mas que eu nunca tinha tido oportunidade, nunca “tinha tido” tempo, aquelas mentiras que a gente se conta, e eu comecei a meditar. E para mim foi um impacto enorme. É muito difícil expressar o quanto que a medicação traz de benefício para a sua vida. Você pode se tornar uma pessoa mais calma, você controla mais aquilo que você pensa, você controla mais a sua vida.

Eu passei muitos anos com aquela sensação de que tudo é urgente, tudo é imediato “ai meu deus”, eu tenho que fazer agora senão eu praticamente vou morrer. E isso me causou uma série de problemas. Problemas psicológicos, problemas, de saúde e uma série de outros que foram se acumulando aí.

E, a partir do momento que eu comecei a prática, não é que tudo isso tenha se desfeito de imediato, mas é que eu passei os meus primeiros dez dias, aí eu falei: Ah, então é assim que funciona.E eu comecei a ver lá na frente os benefícios que isso ia trazer em termo de você conhecer o seu corpo, de você conhecer os seus pensamentos, de você tentar mediar o seu pensamento para você não ceder a todo pensamento que aparece, porque muitas pessoas que me relatam isso: “Eu não consigo controlar meu pensamento.”

Teve recentemente uma mensagem que eu recebi de um aluno e ele dizia que ele não conseguiu fazer uma prova porque durante a prova uma música ficava na cabeça dele e ele não conseguia se controlar. Isso é absolutamente inaceitável, mas eu entendo porque isso aconteceu. Isso é a falta de hábito de você controlar aquilo que você pensa, de você trazer uma paz, digamos assim, para o seu pensamento.

Então, eu recomendo que você faça isso. Há vários aplicativos, sites, programas de meditação guiada aí pela internet de forma gratuita. Cuidado na hora de for usar a internet para não bater com aquela outra sugestão. Mas essas três sugestões são sugestões que vão, com certeza, te ajudar muito. Principalmente as pessoas mais jovens, 30, 20, 15 anos, elas têm tido cada vez mais dificuldades em se concentrar.

Então, eu acho que é a hora de a gente começar a retomar o controle da nossa vida e começar a mudar esse cenário para a gente poder ter uma vida, inclusive, mais completa. Quando a gente fica mais no mundo real, quando a gente está no momento aqui, a nossa vida acaba sendo muito mais completa. Eu espero que você possa experimentar isso.

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