22/07/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Sociedade » Relacionar-se » Mensagens – Origem e Significado da Palavra Mensagem

Mensagens – Origem e Significado da Palavra Mensagem

Atualmente, com os avanços dos meios de comunicação, utiliza-se cada vez mais, mensagens, como forma de expressão de sentimentos. Porém a prática de adoção de um código para se comunicar é milenar e se adéqua a própria necessidade de comunicação humana; nas mitologias diversas, sempre existiram explicações e conotações benéficas às mensagens, basta recordar o deus Hermes da mitologia grega, que tem seu significado arquetípico ligado ao mensageiro direto do próprio deus dominante Zeus, assim como a deusa Iris que transmite mensagens aos mortais.

E ainda, na mitologia hebraico-cristã, utiliza-se a imagem do anjo Gabriel para a comunicação mais direta e benéfica de Deus com os mortais, como para Alah e Maria, mãe de Cristo. Para a explicação da origem da palavra mensagem, seu significado, assim como a difusão destas para a expressão de sentimentos ligados a amor e bem-querer.
Mensagens
A origem da palavra mensagem remete ao grego utilizado no novo testamento, com influencia de léxicos hebraico-mesopotâmicos, sendo a palavra “angelion”, caindo assim no mesmo campo léxico de anjo (mensageiros divinos), e ainda: faz parte da formação do vocábulo evangelho, que são mensagens bíblicas com a semântica voltada a espiritualidade através da palavra falada ou escrita.

Hoje o significado de mensagem conecta-se a comunicação, implícita ou explícita, verbal, não-verbal ou mista, e transmite os valores da sociedade vigentes. Por isso, desde os tempos remotos, como a pré-história, as mensagens são registrados e meios de comunicação, com a utilização da tecnologia das épocas, ou seja, desde sinais feitos com fumaças, e, posteriormente, das cartas (e do maravilhoso advento do correio, como o utilizado na Roma clássica), evoluindo para suas formas sintéticas e visuais, com os postais, que tiveram origem na necessidade de comunicação de guerreiros com suas famílias para dizer que estavam vivos, e transmitiram-se a prática popular, com alta divulgação e valor sentimental.

O telefone e a internet trouxeram hoje ainda maiores a facilidade de se transmitir sentimentos afetuosos a outrem, como mensagens de amor, agradecimento e várias outras mensagens positivas. Tornando-se um meio de se dizer como gosta de alguém. a necessidade de comunicação sempre existiu, passando por diversas históricas, mas invariavelmente remetendo a bons significados, provados por suas origens léxicas e ligações mitológicas acerca do significado, até hoje, tão popularizado, tornando-se um meio de dizer como se gosta de alguém.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>