18/12/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Saúde e Fitness » Bolsas Térmicas como Recurso Medicinal

Bolsas Térmicas como Recurso Medicinal

Bolsa Termica - Bolsas Termica como recurso medicinalAs bolsas térmicas são itens essenciais para se ter em casa. Elas podem ajudar no tratamento de diversas condições físicas, como aquela cólica insistente, as dores nas costas causadas por excesso de esforço ou para diminuir inchaços. As bolsas térmicas podem ser de dois tipos: para água quente ou para congelar. As de água quente são as mais indicadas para tratar as dores. Elas aquecem a região afetada, proporcionando uma sensação de alívio e conforto. A sua aplicação prolongada pode ainda “eliminar” a dor, disfarçando o seu grau até que ela desapareça.

Atletas profissionais, amadores ou de fim de semana estão entre alguns dos maiores usuários de bolsas térmicas quentes para o alívio de cãibras, impactos, lesões e contração muscular involuntária. São produtos indispensáveis na ortopedia e na fisioterapia, auxiliando os profissionais da área no tratamento de enfermidades que afetam, principalmente, os músculos. Medicinalmente, as bolsas para água quente podem tratar febres, ajudando o paciente a aquecer o suficiente para começar a suar – um dos processos mais eficazes para fazer baixar a temperatura corporal em adultos.

No inverno, as bolsas térmicas de água quente são ótimos acessórios para o quarto. Podendo ser colocadas sobre a cama e embaixo dos cobertores, na altura dos pés, para aquecer durante a noite. Elas também são recomendadas para as grávidas a partir do 7º mês da gravidez em diante, quando o peso da barriga começa a se fazer sentir, exigindo mais esforço das costas. Cuidar de crianças pequenas, que ainda precisam de colo, é outra condição que afeta as costas e que pode ser resolvida ou aliviada com o uso de bolsas quentes.

A bolsa térmica fria, por outro lado, tem um papel fundamental para tratar de impactos que geraram galos ou outras formas de inchaço. A aplicação de bolsas geladas vai “adormecer” ou insensibilizar a área afetada, proporcionando alívio do desconforto causado após poucos minutos. Nas crianças, as bolsas geladas têm ainda duas funções muito importantes. Há bolsas maiores que ajudam no tratamento da febre, e pequenas bolsinhas de formatos atrativos com gel para minimizar a irritação da dentição.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Um comentário

  1. Olá, essa matéria foi muito interessante para o projeto que estou desenvolvendo no ensino médio e gostaria muito de saber quem foi o autor dela para poder referenciar no relatório final! Obrigada (=

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>