31/08/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Saúde e Fitness » Bem Estar » Alimentação – A Importância de Uma Alimentação Saudável

Alimentação – A Importância de Uma Alimentação Saudável

Hoje vivemos a correria própria das grandes cidades e a vida moderna provoca um estranho fenômeno que parece reduzir o tempo para todos. O corre-corre, a necessidade de cumprir metas cada vez mais exigentes, de trabalhar, estudar e ter uma vida social; fazem com que as pessoas tenham pouco tempo para dedicar a alimentação.

Com isso, a preocupação com uma boa alimentação e com uma refeição que atenda aos mínimos quesitos de tranqüilidade e satisfação das necessidades nutricionais do corpo humano, acaba sendo sacrificada pela praticidade e pela rapidez do preparo da comida. O que, muitas vezes, pode indicar uma comida de má qualidade nutricional e normalmente nada saudável.

No entanto, por mais atarefado que você seja; é muito importante que você entenda a importância de uma alimentação saudável e de qualidade no desempenho de suas tarefas do dia a dia. Uma alimentação de má qualidade pode provocar carências nutricionais que, por sua vez, provocarão problemas de saúde como queda de cabelos, irritabilidade, anemias, problemas dentários, manifestações de doenças auto-imunes, perda ou excesso de peso, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, cegueira, perda de disposição, depressão e inúmeros outros problemas de saúde que acabarão por arruinar o seu desempenho profissional e você perceberá, quando for tarde demais, que a pressa em comer “qualquer coisa para não perder tempo” acabou destruindo a sua careira e a sua saúde.
Alimentação Saudável
Da mesma forma, o desempenho dos estudantes é enormemente prejudicado porque os reflexos de uma má alimentação ocorrem sempre em primeiro lugar no cérebro. Como órgão mais nobre do corpo, ele é o mais suscetível à falta de nutrientes e o primeiro a sofrer. Com isso surgem os problemas de aprendizado, as depressões, o cansaço crônico e problemas de atenção e retenção de informações.

Identificar problemas relacionados à má alimentação e as carências nutricionais não é um trabalho fácil e que possa ser feito sem a ajuda de exames laboratoriais. No entanto, o seu organismo dá sempre dicas preciosas sobre o seu estado geral e, com a observância desses sinais você pode ser capaz de detectar o problema e buscar um médico a tempo de resolvê-lo antes que a coisa se torne muito grave.

Algumas dicas e alguns sinais que você pode perceber são: o surgimento de crises de desânimo ou mesmo um constante estado de desalento. Fraqueza muscular e cansaço excessivo em atividades corriqueiras ou após exercícios leves. Aumento dos gases intestinais. Unhas quebradiças e cabelos que caem muito. Pele sempre seca e descamando. Dores de cabeça e ansiedade; além de muitos outros sintomas.

O aparecimento de um ou mais sintomas deve ser encarado com toda a seriedade que a ocasião requer e, ao invés de correr para os suprimentos vitamínicos e produtos indicados por amigos e curiosos, busque o conselho de um médico especializado. Após a realização de exames detalhados, o médico estará apto a identificar qual o seu problema e prescrever quais vitaminas você precisa e estipular uma dosagem adequada para o seu corpo. É importante entender que algumas vitaminas têm um efeito acumulativo em nosso corpo e o seu excesso é tão ruim como a sua carência. Por isso lembre-se que é de fundamental importância à participação de um médico na prescrição de vitaminas e no controle da dosagem diária delas.

Fazendo isso você terá sempre uma vida saudável, produtiva, rica e com mais beleza.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

33 comentários

  1. adoreii o textoo e a piramidee um texto bem elaboradoo

  2. eu estou fazendo uma pesquisa sobre boa alimentaçao na escola e adorei o texto alem de ser muito legal ajuda as pessoas a se alimentarem melhor para ter uma boa saude !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BJS JHENIFER
    ESCOLA GIL VICENTE
    T 1802

  3. eu adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. amei muito pratico e fácil de entender parabens

  5. eu achei essa matéria muito interesssante,pq sem alimentação saudável,ñ podemos ter uma bao saúde…..!ass.andré sotero.

  6. vou fazer uma prova o assunto relata sobre, uma alimentaçao saudavel e lendo esse assunto para mim foi muito importante obrigado pela dica

  7. essas informaçoes contribuiram muito para o meu intendimento,espero conseguir atingir os meus objetivos furturos…
    forte abraço!

  8. Adoreii vou usar em ama tarefa e achei D+

  9. foi muito bom porque
    a traves do conhecimento da leitura
    desse assunto e que as pesssoas em
    geral toma conhecimentos da nessescidade
    de uma boa alimentaçao.

  10. eu tbm achei esse assunto interessante….

  11. estou fazendo um trabalho para escola eu cho que voou tirar a nota maxima

    Colégio Luria

  12. Eu adoreii o texto parabéns!!!
    e.m.e.f ‘antonio pacifico’

  13. ana paula da silva

    eu preciso de mais informaçoẽs sobre alimentação, pois vou fazer um tcc do curso tc. de enfermagem… bjos

  14. eu achei super massa!!!
    vlw ai otimo pra um pesquisa escolr vlw!!!

  15. EU gostei muito e aprendi como me alimentar melhor.

  16. eu to fazendo um trabalho!!!!!!

  17. amei o texto incluzive fiz um trabalho escolar baseado neste texto,gostaria de dizer ke aprendi um pouco hoje ao ler essa materia porque a correria as vezes atrapalha a nossa alimentaçao sim wlw

  18. -eu adorei esse texto eu estou fazendo um trabalho tam bem sera que eu vou tirar 10 colegio terra nova

  19. alimentação saudavel é bom

  20. Adooorei o texto , muito bom – demais !
    Parabens , muito bom mesmo >.<

  21. Eu adorei,é muito bom saber como podemos ter uma boa alimentação. Ajuda muito na nossa vida!AMEI!

  22. SAÚDE NA ESCOLA

    Açúcar na Alimentação
    Colesterol
    Cuidados com a Alimentação
    Esporte e Saúde
    Estou Obeso?
    O que é Obesidade?
    Obesidade no Brasil
    Sódio na Alimentação
    BRASIL ESCOLA

    Artes
    Biologia
    Drogas
    Doenças
    Espanhol
    Educação Física
    Filosofia
    Física
    Geografia
    História
    Inglês
    Matemática
    Português
    Química
    Sociologia
    Saúde
    Vestibular
    EDUCADOR

    Estratégia de Ensino
    Sugestões para Pais e Professores
    Trabalho Docente
    Home ⇒ Saúde na Escola ⇒ Alimentação saudável
    Alimentação saudável
    Uma alimentação saudável consiste em combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos.

    Ter uma alimentação saudável é imprescindível para uma boa saúde

    O nosso organismo gasta energia constantemente ao manter todas as suas atividades vitais. Essa energia provém da respiração celular, processo no qual moléculas orgânicas são oxidadas, liberando energia.

  23. Luiz Leandro Garces Matias

    adorei as dicas desse texto, acredito se fazer legal isso vo ter uma vida longa e saldável

  24. gostei mais da proxima facam melhor ta certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>