25/07/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Recreação e Esporte » Artes Marciais » UFC e MMA – Qual é o Significado das Siglas do Evento de Lutas?

UFC e MMA – Qual é o Significado das Siglas do Evento de Lutas?

Quem nunca ouviu falar de siglas como UFC e MMA? Estas palavras estão intimamente ligadas ao novo esporte, recentemente criado e que une vários estilos marciais num único e ganhou grande popularidade mundo afora. Para você que ainda não acompanha as competições, mas está a fim de se informar um pouco sobre o esporte, saiba o que significam estas siglas.

Para começar, vamos falar do UFC, sigla para Ultimate Fighting Championship. Trata-se, nada mais, nada menos, da principal organização promotora do esporte nos Estados Unidos. Foi criada no início da década de 90, fruto da parceria entre duas empresas ligadas ao ramo do entretenimento: o Grupo Semaphore e a Wow Promotions, de propriedade do atleta brasileiro Rorion Gracie. A UFC se espelhou no antigo vale-tudo brasileiro e criou uma competição similar em terras americanas. O primeiro torneio foi realizado em 1993 e vencido pelo lutador Royce Gracie. Em virtude de muitas críticas por conta da violência dos combates, a UFC teve que ser reformulada, sendo adaptadas inúmeras regras que visavam a proteção dos atletas. Atualmente, a franquia foi comprada pela Zuffa, empresa de propriedade do promotor de boxe, Dana White.

O MMA é a sigla para Mixed Martials Arts (ou artes marciais mistas). O MMA é o resultado do trabalho realizado pela UFC de tornar os antigos combates em torneios baseados em regras. Nasceu a partir de dois estilos diferentes: o vale-tudo e o shootwrestling japonês. Na prática, este novo estilo permite agregar golpes, esquivas e posicionamentos de vários estilos marciais diferentes: kickboxing, tae-kwon-do, jiu-jitsu e outros. As lutas são realizadas no Octógono, um ringue com oito lados, cercado por grades. Depois de criado pela UFC, o MMA foi levado para outras franquias, como o Pride e o Strikeforce. Há, atualmente, atletas masculinos e femininos de destaque no estilo, inclusive brasileiros: bons exemplos são Anderson Silva (The Spider), atual campeão peso-médio da UFC, e Cristiane Santos, atual campeã peso-médio do Strikeforce.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Um comentário

  1. sou fascinado por lutas , briguei bastante nas ruas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>