30/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Receitas & Culinárias » Receitas de Sobremesas Rápidas e Refrescantes

Receitas de Sobremesas Rápidas e Refrescantes

Sobremesa refrescante para o verão.A busca por alimentos leves aumenta com a chegada do verão e nada melhor do que uma sobremesa gelada e refrescante para estes dias quentes. Geralmente as receitas que levam frutas em sua composição são as mais procuradas, seguidas das combinações incrementadas com sorvete e outras delícias geladas. Aprenda a fazer algumas receitas de sobremesas apropriadas para esta época.

Torta de Limão no Copinho

O limão é rico em vitamina C, importante na prevenção de algumas doenças como resfriados e gripes, por exemplo. Além disso, é uma fruta refrescante que deve ser manuseada com cuidado, pois pode manchar a pele, caso esta seja exposta ao sol com resquícios do sumo do limão.
Para a torta de limão no copinho serão necessários:

  • ½ pacote de biscoito maisena (100g);
  • 3 colheres (chá) raspas de limão;
  • 1 lata de leite condensado;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • ½ unidade de sorvete sabor creme;
  • 6 taças para montar a torta.

Para preparar a torta, bata os biscoitos no liquidificador até formar uma farofa grossa, depois coloque em uma tigela juntamente com 2 colheres (sopa) de raspas de limão e reserve. Em outra tigela misture o leite condensado e o suco de limão até engrossar. Para montar a torta, pegue a taça e coloque camadas alternadas de farofa, sorvete, creme de leite condensado, farofa novamente e finalize com o sorvete de creme. Para decorar coloque a farofa e as raspas de limão reservadas, ou raspas de chocolate. Por fim, leve ao freezer por cerca de uma hora e depois é só servir.

Panetone de Sorvete

O panetone é um alimento típico do Natal e existem em diversas versões, como frutas e chocolates; além disso, complementá-lo com sorvete pode transformar o bolo em uma sobremesa refrescante e diferente.

Para a receita será necessário um panetone a gosto (preferencialmente com gotas de chocolate) e sorvete de creme ou qualquer outro sabor. Para começar é preciso fazer um corte na parte superior do bolo e retirá-la, formando uma tampa; depois basta retirar todo o recheio, deixando dois dedos de borda; em seguida, misture o sorvete ao recheio do panetone e depois coloque novamente dentro do bolo; coloque a tampa retirada anteriormente e faça uma calda ganache (chocolate derretido em uma lata de creme de leite); leve ao freezer por cerca de uma hora e sirva.

Torta de Maracujá

O maracujá é rico em vitamina A, C e complexo B, além de ser considerado um calmante natural. O sabor “azedinho” torna a fruta refrescante e ideal para o preparo de sorvetes e sobremesas, principalmente no verão.

Para a massa da torta é necessário um pacote de biscoito maisena, que deverá ser triturado no liquidificador e 100g de margarina culinária, que deverá ser adicionada à farofa de biscoito até formar uma mistura consistente. Esta massa deverá ser aberta em uma forma e assada em forno (pré-aquecido) por cinco minutos.

Para o recheio, é necessário bater no liquidificador uma lata de leite condensado com a mesma medida de suco de maracujá; depois acrescente uma lata de creme de leite sem soro, bata ligeiramente e coloque sobre a massa. Já para a cobertura, são necessários meio copo de suco de maracujá, de água e de açúcar; leve ao fogo até engrossar e virar uma calda, em seguida coloque sobre o creme de maracujá. Depois de pronta, a torta deve ser mantida no freezer.

Gelatina Colorida

A gelatina é uma sobremesa refrescante e de baixa caloria, ideal para ser consumida no verão por ser à base de água. Além disso, possui aminoácidos que estimulam a síntese do colágeno, substância que dá elasticidade à pele e dá força no crescimento de cabelos e unhas. Para se refrescar nos dias quentes a dica é preparar a gelatina colorida e os ingredientes são:

  • 4 gelatinas de sabores diferentes;
  • 2 gelatinas em pó sem sabor;
  • ½ xícara (chá) de água quente;
  • ½ xícara (chá) de água fria;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 vidro de leite de coco.

Primeiramente, preparam-se as gelatinas de sabores conforme as instruções da embalagem. Em seguida leve-as à geladeira em tigelas separadas e, depois de endurecer, corte-as em cubos. No liquidificador bata a gelatina em pó sem sabor hidratado (dissolvê-la em água quente e, depois, colocá-la na água fria para hidratar) juntamente com o leite condensado e o leite de coco. Junte os cubos de gelatina em um refratário, coloque a calda e depois leve à geladeira até endurecer.

Salada de Frutas

Assim com as sobremesas à base de gelatina, a salada de frutas também é de baixa caloria e ideal para manter uma alimentação saudável, leve e nutritiva. E tem mais: a receita é fácil. Basta colocar frutas cortadas de sua preferência em uma tigela e regá-las com suco de laranja. Quem quiser pode ainda acrescentar mel, iogurte, castanha, entre outros ingredientes.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>