02/09/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Negócios » Telecomunicações » Aparelhos de Rádio Comunicação são Formas de Manter Contato

Aparelhos de Rádio Comunicação são Formas de Manter Contato

Os aparelhos de rádio comunicação são alguns dos meios mais rápidos, diretos e eficientes de manter contato no mundo atual. Os rádios comunicadores permitem conversas em distâncias relativamente grandes, especialmente com a ajuda de estações repetidoras, e funcionam em qualquer local, independente da existência de sinais de telefones celulares comuns, de Nextel ou de Internet no momento da ligação. Outro atrativo dos rádios é o seu baixo custo de utilização e de manutenção, além da facilidade de uso.

Os rádios comunicadores podem ser usados para diversas funções. Operadores de rádio costumam formar grupos para conversar sobre determinado assunto e auxiliarem uns aos outros. Este tipo de associação ou clube é usado, por exemplo, por caminhoneiros na estrada em busca de informações sobre rotas seguras, por motoristas de veículos offroad nas competições amadoras, por caminhantes de trilhas ou para sistemas de comunicação em pequenas cidades, em centros comerciais populares e locais distantes.

Alguns tipos de rádio são mais usados em determinadas atividades do que em outras. Os motoristas de caminhão comunicam-se, geralmente, através de rádios PX, que funcionam nas frequências até 27 Mhz, enquanto os motoristas que praticam offroad preferem os rádios PY, que possuem maior alcance, menos ruído durante a comunicação e possuem um consumo mais reduzido das baterias, apesar de serem um pouco mais caro do que os primeiros. Dos rádios comunicadores que funcionam como walkie-talkies, os PX são os que funcionam de forma mais direta, sem precisar de nenhum tipo de licenciamento da Anatel.

Entre algumas das marcas mais populares de rádios comunicadores existentes estão a Motorola – que também fornece rádios IS (Rádios Intrinsecamente Seguros) para setores industriais de máxima segurança – e a Cobra. Ambas possuem diversas soluções de comunicação para empresas e grupos de rádio amadores que desejem se comunicar através dos rádios portáteis.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>