27/11/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Negócios » Carreira » Freelancer – Profissionais Sem Vínculo Formal Com Empresas

Freelancer – Profissionais Sem Vínculo Formal Com Empresas

FreelancerO desejo de muitos profissionais é ter um emprego fixo, com carteira assinada que possa dar estabilidade trabalhista, mas muitos optam por ser um freelancer, profissional sem vínculos empregatícios.

O trabalho de freelancer, também conhecido no mercado como freela, um termo inglês que denomina o profissional autônomo, ou seja, aquele que se emprega em diversas empresas, e atendendo clientes de forma independente.

O freelancer é uma tendência em diversas áreas do mercado de trabalho sendo tendência nas áreas de jornalismo, design, web, música, tecnologia da informação, propaganda, entre outras.

Existem algumas dificuldades para um profissional se assumir como freelancer, sendo uma delas a legalização, em muitos países e inclusive no Brasil, é difícil se legalizar como prestador de serviços devido aos altos impostos cobrados.

Um freelancer normalmente tem horários de trabalho diferenciados, o que permite que o profissional possa se dedicar a outros projetos.
Por ter a chance de participar de projetos em diversas áreas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

As vantagens do trabalho de um freelancer são inúmeras, como, liberdade de horários, flexibilidade de orçamentos, e os desafios em poder atuar em diferentes ambientes de trabalho.

Muitas empresas disponibilizam de vagas de empregos especialmente para freelancer, pois entre o profissional de freelancer e a empresa não existe vínculo empregatício, ou seja, o freelancer não tem os direitos que um empregado com carteira assinada teria.

O trabalho de freelance exige dedicação como qualquer outro, se algum profissional deseja fazer que sua carreira como freelancer dê certo, é preciso ficar atento as necessidades do mercado, ter um planejamento pessoal, financeiro, organizar os projetos de forma que possa atender todos com qualidade e não aceitar grandes quantidades de trabalho, pois pode não conseguir atender tendo do prazo estipulado pelo cliente.

Embora seja um profissional autônomo, o freelancer é uma modalidade de trabalho promissora para quem deseja ter mais flexibilidade no seu dia a dia profissional.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>