24/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Moda » História da Maquiagem

História da Maquiagem

A maquiagem é um adereço indispensável para muitas mulheres, muito utilizada para toda ocasião, como festas, cerimônias e também para trabalhar. Muitos cosméticos, além da função estética, possuem outras funções, como proteger, hidratar e até mesmo nutrir a pele, pois muitas têm em suas composições minerais vitaminas, hidratantes e filtro solar.

Essa popularidade não é de hoje, vem do Egito Antigo, época dos faraós, quando a maquiagem era utilizada principalmente por estética. Os olhos maquiados eram muito valorizados, pois dessa forma, não se olhava direto para o deus sol. Cleópatra, símbolo de beleza da época, lançou moda com seus banhos de leite e tratamentos com argila. A pele branca era o ideal de toda mulher, então ela utilizava uma tintura azul no colo e rosto, dando aspecto translúcido.

A necessidade da beleza fez com que os gregos e romanos também fizessem o uso de artifícios para se sentirem mais belos. Com a queda do Império Romano a maquiagem perdeu sua força, pois era relacionada com o seu comportamento. No século XVIII foi até mesmo associada à bruxaria, numa tentativa de acabar com o costume na Inglaterra. Chegou a ser também relacionada a prostitutas e atrizes.

No século XX surge o batom, virando febre entre as mulheres nos anos 30. As mulheres começaram a sair para trabalhar e ficar mais independentes, desenvolvendo o gosto pela maquiagem. A moda agora era ditada pelas grandes atrizes de cinema, como Marylin Monroe.

maquiagem

Os produtos utilizados pelos povos antigos atravessaram os tempos dando origem aos nossos cosméticos de hoje, como o rímel, delineador, blush, batom, etc.

A moda permanece até hoje e a indústria da maquiagem cresce cada vez mais e com ela, as pesquisas, fazendo com que novos produtos cheguem ao mercado mais rapidamente.

As mulheres hoje não dispensam mais o uso da maquiagem, seja uma básica, seja produção mais elaborada, todas utilizam pelo menos um item de maquiagem.Gastam seu tempo e se dinheiro com esse item que já não é mais apenas estético, já se tornou um cuidado básico pessoal.

Mas esse não é mais um privilégio feminino, homens estão aderindo cada vez mais. A maioria opta por produtos básicos para disfarçar imperfeições ou tirar o brilho do rosto, como corretivos e pós. Na Europa já existe indústrias cosméticas específicas para homens, é um mercado que tende a crescer. É um sinal que a maquiagem, que é um item tão importante para mulheres de todas as idades, está prestes a dominar o mundo masculino também.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Um comentário

  1. Um texto pequeno, mas porém bem explicado.Gostei,pois ele fixa as informçoes mais importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>