23/11/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Geral » Música » Top 10 Músicas para Homenagear o Nordeste – Confira!

Top 10 Músicas para Homenagear o Nordeste – Confira!

NordesteNo dia 08 de outubro comemoramos o dia do Nordestino. Povo guerreiro, que enfrenta todas as dificuldades proporcionadas pelas secas e faltas de recursos, mas que mesmo assim não deixam que a tristeza tome conta de seu dia a dia, transparecendo a alegria e a esperança de dias melhores. Além disso, o nordeste é muito importante para a história do Brasil. O país foi descoberto através das terras nordestinas e a primeira capital do Brasil foi Salvador, na Bahia.

A cultura nordestina é outra característica muito forte da região. Seja o teatro, circo, festas e músicas, o nordestino é um povo muito talentoso e rico em ideias A música, principalmente, é o ponto forte da região. Diversos artistas nordestinos fazem sucesso pelo Brasil cantando músicas regionais e exaltando as belezas e riquezas de cada canto do Nordeste.

Confira abaixo 10 músicas que falam do nordeste e que estão entre as mais procuras nos sites de cifras para músicas:

10 – Valente Nordeste (Olodum)

Essa música é um dos frutos do compositor Guiguio e é reproduzida pelo Olodum bloco-afro da cidade de Salvador. A música, além de mencionar a respeito de algumas cidades nordestinas, também refere sobre as belezas existentes e a garra do povo nordestino, em se tratando, principalmente, das dificuldades decorrentes da seca.

9 – Melô do Tchan (É o Tchan)

A música “Pau que nasce Torto” interpretada pelo grupo É o Tchan, foi criada pelos compositores Bieco, Cacau Lima e Cissinho. A música traz em sua elaboração frases “soltas”, porém seu ritmo gera muita alegria e descontração, principalmente pelo fato de trazer uma coreografia que entusiasma todos os gêneros.

8 – Nordeste Independente (Elba Ramalho e Zé Ramalho)

Essa música é interpretada por duas das vozes brasileiras de grande renome nacional, sendo composta por Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova. Nordeste Independente fala sobre questões políticas que envolvem a região e a não valorização das riquezas naturais e do seu povo por parte dos dirigentes do país.

7 – Seca do Nordestes (Fagner)

Essa música é interpretada pelo nordestino Fagner e composta por Waldir de Oliveira e Gilberto Andrade. A letra reproduz o sofrimento do lavrador e de seu gado nas terras nordestinas, além de exaltar a fé de um povo sofrido, a alegria e esperança a cada possibilidade de chuva.

6 – Coisas do Nordeste (Luiz Wilson)

Essa música é de composição do próprio Luiz Wilson em parceria com Patrício Cruz. É umas das composições que também exaltam as riquezas nordestinas, a beleza da mulher, o trabalhador do campo e a sua natureza inconfundível. “Coisas do Nordeste”, além de ser agradável aos ouvidos, é uma das canções que mais traz orgulho ao povo da região.

5 – Que Falta Me Faz Um Xodó (Dominguinhos)

É o tipo de música que agrada a todos os gêneros, em qualquer festa ou evento, se tocada, é diversão na certa. Seu gingado é contagiante e proporciona um “arrasta pé” até para aqueles que não são muito bons na dança a dois. Sua composição já foi e continua sendo interpretada por vários artistas, porém, a versão original, é do grande nordestino Dominguinhos.

4 – Morango do Nordeste (Walter de Afogados/ Fernando Alves)

Essa música foi composta em 1984 e tinha como título “Sonho dos Sonhos”. Porém, Walter dos Afogados mudou para Morango do Nordeste a pedido de seu amigo Lairton, que tinha como apelido “moranguinho”. Morango do Nordeste também é uma canção muito reproduzida por artistas dos mais diversos ritmos como: Chiclete com Banana, Karametade, Frank Aguiar e Wanderley Cardoso. A música também faz referência ao respeito do sertão e do cultivo e o amor pela mulher nordestina.

3 – Bola de Sabão (Cláudia Leite)

Bola de Sabão é uma canção de composição de Ramon interpretada pela baiana de muitas fotos: Cláudia Leite. É uma música que contagia o povo de norte a sul do país, além de embalar e proporcionar diversão a todos os gêneros, principalmente, na época de carnaval.

2 – Sorte Grande / “Poeira” (Ivete Sangalo)

Interpretada por uma das maiores divas da música baiana, “Sorte Grande” é um dos embalos carnavalescos mais tocados, não só no nordeste, mas em todo o país. Em toda ou qualquer festa (casamentos, formaturas, aniversários) é uma das canções mais solicitadas. Essa letra de Sorte Grande foi composta por Lourenço e interpretada por Ivete Sangalo, e faz com que todos “tirem o pé do chão” quanto a ouvem.

1 – Asa Branca (Gonzaguinha)

Asa Branca é uma composição de Humberto Teixeira e do ilustre Luiz Gonzaga, que é muito respeitado no mundo artístico e pelo povo do sertão nordestino, por enfatizar a garra desse povo. Asa Branca traz um ritmo diferenciado e original, principalmente da região Cearense, Paraibana e Pernambucana. A cifra de Asa Branca é uma das mais procuradas em sites de cifras. Diferente do carnaval, essa canção é mais envolvente nos períodos de festas juninas.

As músicas do nordeste são populares por sua diversidade de ritmos, tanto contemporânea quanto antigos. Elas reproduzem a realidade do sertão, a alegria e a beleza de uma terra e de um povo. Se você quer conhecer um pouco mais a realidade e a exuberância da região mais bonita do Brasil, vale à pena ouvir as canções nordestinas e apreciá-las tanto com os ouvidos quanto com os pés.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

3 comentários

  1. Allisson Ciqueira Costa

    VALEU;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>