23/04/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Geral » Festa » Festas da Cultura Brasileira – Conheça as tradicionais Festas Populares do Brasil

Festas da Cultura Brasileira – Conheça as tradicionais Festas Populares do Brasil

A cultura brasileira é privilegiada e muito rica, em cada estado predominam costumes diferentes isso se deve ao fato do país ter sofrido influência de diferentes povos, essa maravilhosa mistura cultural leva a festas coloridas e diferenciadas.

Uma das festas que é muito frequentada até hoje e acontece sempre na última semana de junho é a festa do boi-bumbá, desde o século XVIII. A festa do boi-bumbá é uma inspiração vinda de outras tradições e do Egito, e que não demorou muito para espalhar para todo o Brasil, com diversos nomes e diversas maneiras de interpretação, mas foi iniciado mesmo no maranhão (nordeste do país).

A história do boi-bumbá surgiu de um roubo de novilha feito por um casal de negros, onde eles repartiram com outros negros essa novilha depois de matá-la. O dono dessa novilha após ficar muito aborrecido pediu a um índio feiticeiro que fizesse a novilha ressuscitar. E assim o boi-bumbá, Bumba-meu-boi, boi-de-reis, boi-calemba, boi-de-mamão ou boi-surubi ficou famoso.

festa populares

O boi-bumbá tem como característica uma cabeça de boi empalhada e o corpo feito de papel colorido e bastante enfeitado. A interpretação é feita nas praças, começando por cantos religiosos. As cantigas são cantadas por grupos e entremeiam em pequenos quadros onde são representadas pelos atores as preocupações do cotidiano e no fim da festa o boi ressuscita e dança junto a todos.

A festa mais famosa e conhecida mundialmente é o carnaval, não há ao certo uma origem exata, pois muitos acreditam que pode ter sido originado na Roma antiga. O Carnaval no Brasil é um misto de tradições vindas da Europa que foram adaptadas a um país com clima tropical e com descendentes afros. As características do Carnaval estrangeiro esta aparente em certos pontos como, por exemplo, os carros enfeitados (Europa), as escolas de samba e as músicas de rua que caracterizam bem a áfrica; e o que realmente marcou o Brasil no estrangeiro foi a brincadeira chamada entrudo, uma festa característica portuguesa onde havia uma espécie de guerra de água, pó, perfume entre várias substancias diferentes jogadas um no outro. O Carnaval no Brasil é comemorado em todas as partes do país, os lugares onde são mais agitados e possui desfiles com vários famosos entre várias escolas de samba são: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, onde não há desfiles, mas há muita música e muita alegria para todos. A data do Carnaval não é fixa, e segundo a tradição é calculado sete domingos antes da páscoa ou 40 dias após a morte de cristo e a ressurreição.

Em Parintins, no Amazonas ocorre no ultimo fim de semana de junho um festival folclórico que é bastante popular. A apresentação desse festival acontece a céu aberto no bumbódromo, onde há uma competição entre duas agremiações boi caprichosa de cor azul e boi garantido de cor vermelha. O bumbódromo é o centro cultural e esportivo Amazoniano Mendes, ele tem a forma de uma Cabeça de boi estilizada.

Os dois bois abordam a temática regional durante três noites, rituais, lendas e costumes dos ribeirinhos são demonstrados através de encenações e alegorias.

Sendo assim o festival de Parintins tornou-se um dos maiores divulgadores da cultura do Amazonas. Trazido ao Brasil pelos jesuítas de Portugal, a Festa do Divino tornou-se tradicional nas diversas regiões brasileiras. A festa ocorre no dia de pentecostes, onde é comemorada pela igreja católica a presença do espírito santo sobre os apóstolos. A festa é recheada por procissões, leilões, novenas, shows e muitas danças folclóricas como congadas, catiras e moçambiques. Enquanto os fiéis são visitados por grupos de cantores que coletam doações para a festa, o público é divertido pelos personagens que simbolizam a corte e os apóstolos que vão à procissão. A roda de anjos é formada por crianças que carregam o estandarte do Divino.

No encerramento da festa tem para todos a famosa Cavalhada e logo após a Comilança que é tradicional nessa festa e com um cardápio típico como Carne de arroz e Farinha de mandioca. A Festa típica do Alagoas é a Cavalhada, porém foi adotada em outros estados brasileiros, como São Paulo e Goiás em versões diferentes. Esta festa foi implantada no Brasil por jesuítas a fim de catequizar os índios e os escravos, para mostrar a festa cristã. Em um torneio formado por vinte e quatro cavaleiros divididos em pares ou por cordões, e em duas cores, azuis representava cristãos e vermelho os mouros iniciavam uma seqüência de jogos. Há também uma festa católica que é considerada a maior manifestação mundial e tradicional é chamada de “O Círio de Nazaré”, ela é celebrada desde 1793 em Belém do Pará, ocorre todo ano sempre no segundo domingo de outubro. A festa acontece por etapas, começando pelo traslado de Nossa senhora, passando pela Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto-Romaria, trasladação, procissão do Círio e o recírio. Há também vários símbolos que simbolizam o Círio como a Corda, a berlinda, o manto, as velas e o almoço realizado com a família após a procissão.

E em várias partes do país ocorrem festas populares que agradam o público, algumas são os mesmos temas com interpretações diferentes. Mas a cultura brasileira é muito bem relatada através destas festas. Vale a pena conferir sempre.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

16 comentários

  1. Reinaldo Pedreira Cerqueira da Silva

    Ainda me lembro de minha infância no bairro de DEl CAstillo, no Rio de JAneiro, da Folia de REis, comemorada dia 6 de janeiro, na décima segunda noite depois do Natal quando os reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar teriam chegado ao presépio onde Jesus teria nascido.

  2. adorei esse site d vcs

  3. Eu Gosteii Muitoo

  4. gostei muinto desse site, adorei muito, gostei de estudar nele .

  5. GOSTEI MUITO DAS FESTAS BRASILEIRAS QUE VCS PRODUZIRAM, PARABÉNS!!!!!1

  6. bernadete machado

    AMEI MUITO DAS FESTAS QUE VOCÊS FIZERAM.
    ACHEI MUITO LEGAL
    BEIJOS E ABRAÇOS S2
    PARABÉNS !!!!!

  7. adooooorei obg ancorador

  8. entendi tudo;…afss

  9. nossa é muito legal da pra saber tudo da festa imternacional brasileira eu gostei muito >

  10. 15:08 domingo dia 07/04/2013 trabalho de ingles que eu tou fazemdo

  11. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqlllllllqqqqllqlqqqqqqqqqqqqqqqqqqqllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  12. bom diaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>