23/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Geral » Biografia de Ronaldo Fenômeno – A Vida e Carreira do Jogador

Biografia de Ronaldo Fenômeno – A Vida e Carreira do Jogador

Ronaldo Nazário de Lima, conhecido também como Ronaldinho ou Ronaldo “Fenômeno”, nasceu no Rio de Janeiro e desde criança já tinha como intenção ser jogador de futebol. Ainda na infância, participou de diversas peneiras em clubes grandes, como Flamengo, Botafogo e São Paulo, mas foi recusado em todas as seletivas. O primeiro time que deu a oportunidade ao Ronaldo foi o modesto São Cristóvão, do subúrbio do Rio de Janeiro, que pagava apenas o transporte para que ele pudesse treinar e jogar.

Foi artilheiro pelo Brasil no Campeonato Sul-americano de sub-17, em 1993, com oito gols, o que o credenciou para o profissional do Cruzeiro. Aos 16 anos, Ronaldo fazia sua estreia pelo Campeonato Brasileiro de 1993, pela equipe mineira. Após se destacar em várias competições por aqui, foi vendido ao PSV Eindhoven, da Holanda.

A sua passagem pelo futebol holandês também foi impressionante, conseguindo a artilharia nos campeonatos nacionais e saindo do PSV com 54 gols em 57 partidas. Transferiu-se para o Barcelona e teve no time catalão consolidação como jogador. Foi o período também que recebeu o apelido de “fenômeno”. Mantendo a média, foi artilheiro do campeonato espanhol, marcando 34 gols e levantou alguns títulos com o Barcelona.

Já na Inter de Milão, foi o estrangeiro com maior média de gols na estreia do campeonato italiano. Nesse período fechou diversos contratos publicitários, inclusive com a Nike, seu maior patrocinador. Sofre várias lesões atuando pelo clube de Milão o que o tirou dos campos por 15 meses. A volta foi triunfal e foi premiada com a conquista da Copa do Mundo de 2002, pela seleção brasileira, com Ronaldo consagrando-se o artilheiro da competição, e, mais tarde, o maior goleador da história das Copas.

Em 2002 se transferiu para o Real Madrid, na equipe conhecida como “Galáticos”, e faturou campeonatos nacionais e europeus com a camisa madrilenha. Depois, foi ao Milan e nova contusão, o que o tirou dos gramados europeus para sempre, trazendo-o de volta ao Brasil. Foi jogar no Corinthians e se tornou decisivo nas conquistas do Campeonato Paulista de 2009 e Copa do Brasil do mesmo ano. Aposentou-se em 2011, e abriu sua empresa de publicidade para esportistas, a 9ine. A intenção é transformar esportistas em vencedores, como Ronaldo foi a sua carreira.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>