Como o seu metabolismo influencia a perda de peso

Muitas pessoas tentam se manter na dieta, fazem exercício e mesmo assim não conseguem emagrecer. Aposto que você conhece essa história. E a justificativa para os quilinhos extras que simplesmente não vão embora normalmente acaba sendo “metabolismo lento”.

O que é metabolismo?

Mas antes de qualquer coisa, o que é metabolismo? Bom, metabolismo são os processos e ciclos que acontecem continuamente no nosso organismo, como a digestão, a respiração celular e a respiração. Estes processos bioquímicos demandam energia.

E o mínimo de energia que o corpo precisa para manter estes processos e se manter vivo e funcionando normalmente se chama Taxa Metabólica Basal (ou TMB). A sua TMB corresponde entre 40 e 70% de toda a energia (ou calorias) que seu corpo utiliza diariamente. Então, o metabolismo lento seria o mesmo que uma baixa TMB.

Mas será que isso é verdade? Ou seja, será que algumas pessoas tem o metabolismo mais acelerado que outras? A resposta é sim! A TMB varia conforme idade, gênero, peso corporal e até fatores genéticos. Além disso, a proporção entre músculos e gordura corporal é outro fator chave.

Já que células musculares demandam muito mais energia para se manter do que células de gordura, quanto mais musculatura e menos gordura você tiver, mais acelerado é seu metabolismo. E agora eu tenho certeza que você deve estar pensando.

Será que eu não consigo emagrecer porque tenho um metabolismo lento? Muito provavelmente a resposta é não. Mesmo que a TMB varie entre as pessoas, os cientistas já tentaram encontrar esta relação entre sobrepeso e baixa TMB. E na verdade notaram que os hábitos de alimentação e falta de exercício físico são os verdadeiros culpados pelo peso extra, e não o tal “metabolismo lento”.

E você vai concordar que esse resultado já era esperado. Assim como não existe fórmula mágica para emagrecer, não existe “desculpa mágica” para as gordurinhas e os quilos extras.

É possível acelerar o metabolismo?

E será que é possível acelerar o metabolismo? Existem uma lista de melhores termogênicos para perder peso: Chá verde, café, gengibre, pimenta, entre outros, integram uma longa lista de alimentos que dizem acelerar seu metabolismo e ajudar no emagrecimento. Mas a verdade é que existem poucos fatos científicos comprovando o quanto eles realmente aceleram o metabolismo a ponto de fazer diferença significativa na perda de peso e gordura corporal.

Mas calma, tanto seu cafezinho depois do almoço, quanto aquela pimenta para dar um toque especial nos seus pratos são alimentos ricos em antioxidantes e têm muitos outros efeitos benéficos para o organismo. Agora, quando se fala em emagrecimento, o jeito realmente efetivo é controlar quanto de energia você ingere e quanto você gasta, por meio de uma dieta balanceada e com controle calórico.

Além, é claro, de praticar exercícios físicos regularmente. Com exceção de doenças e problemas metabólicos específicos, esforço e disciplina ainda são as melhores armas para a perda de peso e gordura.

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