01/09/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Casa e Família » Jardinagem » Rosas – Curiosidades e Dicas de Cultivo de Rosas

Rosas – Curiosidades e Dicas de Cultivo de Rosas

As rosas são consideradas rainhas entre todas as flores. São também as mais presenteadas por simbolizarem os mais belos sentimentos, como: amor, amizade, gratidão, etc. Em sua forma natural ou cultivada conservam perfume agradável, lindas cores e formatos. Têm origem na porção norte da Europa e América e existem mais de 100 espécies naturais.

As rosas selvagens florescem em arbustos com muitos espinhos e só são encontradas no hemisfério norte, são as “avós” das rosas modernas. Outro tipo de rosa é a chamada Rosa Velha, que é geralmente utilizada em jardins. Têm cores pastéis e floresce em arbustos ou como a videira. Ainda existem as Rosas Modernas que são as mais populares e resultam do cruzamento de outras espécies mais antigas. Têm cores vibrantes e forte perfume.

rosas vermelhasTodos os tipos de rosas já citados podem ser cultivados em jardins, desde que respeitadas as condições climáticas exigidas para o cultivo da planta, além do sistema de poda e fertilização que estas flores exigem. Porém existem espécies manipuladas de rosas, especificamente desenvolvidas para comercialização. Para se obter tipos variados de rosas com tamanhos e cores diferenciados foram necessários muitos testes e tentativas de cruzamento.

As mini-rosas são as mesmas flores para jardim geneticamente modificadas para que cresçam menos e possam ser cultivadas em pequenos vasos. Possuem também cores variadas e aroma delicado. São usadas essencialmente em paisagismo.

Para ficarem sempre vibrantes é necessário que sejam regadas por duas vezes na semana e que a terra esteja sempre úmida. A adubação deve ser feita com farinha de osso ou húmus de minhoca. Necessitam de sol direto pelo menos duas ou três horas ao dia e são susceptíveis às pragas como os pulgões.

Uma mutação curiosa provocada em laboratório são as rosas verdes. Este tipo de rosas somente floresce em estufa e é cultivado em poucos países com alta tecnologia, por isso têm custo alto de importação.

São utilizadas em buquês de noivas e arranjos de festas, pois não se adaptam bem a jardins. Sua tonalidade desde verde claro ao verde musgo chama a atenção, são exóticas e não menos bonitas que as outras tonalidades. Esta cor de rosas simboliza esperança, juventude e equilíbrio.

Para todos os tipos de rosas deve-se seguir o mesmo critério de poda: aguardar até que os arbustos comecem a ficar sem folhas, então retirar as flores velhas e doentes, seguir o mesmo procedimento com folhas e galhos. Depois podar os galhos maiores e da parte superior, sempre com corte cuidadoso em diagonal. A poda deve ser feita galho a galho dando formato e devolvendo a vitalidade à planta.

O cultivo de rosas é considerado uma arte, além de ser muito agradável à alma. As rosas enaltecem o jardim ou o ambiente dando ar de requinte e delicadeza. São ótimos presentes e independentemente da cor ou tipo agradam todos os gostos.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

23 comentários

  1. Rosemary Bezerra de Souza

    Estou iniciando um projeto de cultivo de rosas, em um terreno que pretendo comprar.
    Suas informações me foram muito úteis e gostaria de lhe pedir o favor de me enviar novidades e/ou informações que vc acha que possam me ajudar. Toda informação me será de muita utilidade. Obrigada.
    Mary

  2. Tenho algumas rosas no meu jardin,como mantelas senpre floridas ? vcpodem me dar umas dicas?obrigada

  3. Gostaria de saber sobre a Poda das Roseiras.

  4. Dagmar de Almeida Moreira

    Bom dia!
    li estas dicas sobre rosas, amo rosas mas não tenho espaço para cultivo,ganhei 4 mudas de rosas mesclada, fiquei muito feliz,
    gostaria de saber se posso plantar rosa em vaso de cimento.

    desde já meu agradecimentos!

  5. tenhos varias roseiras em meu jardim mas gostaria de saber o que preciso fazer pra que elas fiquem + fortes e e as folhas nao fique amarelas e logo depois a roseira seca e morre obrigada silvia

  6. Estou cultivando rosas para corte e gostaria de saber como sao os procedimentos, quanto a poda, e verdade que apos o plantio devo retirar os primeiros brotos?

  7. André R. B. Miranda

    ESTOU TENTANDO “CUIDAR” DE ALGUMAS MINI-ROAS, ALIAS GOSTO MUITO DESTE TIPO DE FLOR, MAS NÃO SEI NADA A RESPEITO GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO.
    OBRIGADO

  8. gostei muito dessa matéria, eu tenho uns pés de rosas no meu jardim, porém alguns morreram fiquei muito triste. Elas estão com uns besourinhos verdes que ficam principalmente nas folhas novas e botões. Eu moro no nordeste gostaria de informações de como fazer para acabar com esta praga e mais dicas sobre podas. Obrigada!

  9. Tenho hábito de cultivar rosas desde qdo era criança e via minha avó cuidar com muito amor,só q eu tenho dificuldade pq resido em apartamento,e por o espaço ser pequeno,procuro planta-las sempre em vasos pequenos,mas mesmo assim ficam lindas e perfeitas,só tem um problema:moro em uma cidade litorânea e o vento as deixa um pouco triste.Mas é uma terapia maravilhosa lidar com elas.
    kalina

  10. Gostaria de tirar dúvidas quanto ao cultivo de Rosas.
    Minha esposa, cumtiva Mini Rosas em Cano de PVC, que eu fiz, e em um cano de 01 metro com espaço de 20cmts, cabem cinco Mini Rosas,
    porém, com o tempo, ela caem as folhas e morrem, o que está acontecendo? Não é por falta de água, pois colocamos dia sim e dia não. Elas podem ser cultivadas em Vasos? Será melhor? e as ROSAS de GRANDE porte, podem ser cultivadas em Vasos de Cimento?
    Ficarei muito agradecido se me ajudarem com alguma informação, através de meu E-mail. Obrigada Adalberto.

  11. Possuo alguns pés, no meu jardim, mas confesso que estou engatinhando.
    Gostaria muito de ter essas respostas,para essas perguntas que lhe foram feitas, ou seja:
    Roseiras mais fortes.
    Adubação
    Falta de folhagem
    Ataque das formigas
    Essas informações através do meu E-mail
    Grata Cida.

  12. estou tentando cuidar de mini rosas plantadas em vasos, gostaria de saber com fazer as mudas par replantar e qual a melhor época para para isto?

    como e quando devo poda-las e planta-las?

  13. gostaria de saber como cuidar de rosas em vasos e um nome de fertilizantrs.

  14. tenho algumas mini rosas ha uns 5 meses algumas estão se desenvolvendo mais tem 1que so sai pequenas folhas e logo apos mucham e outra que ja floriu antes mais agora sempre que ela fica bem visoza acaba secado as folhas o que deve ser?e o que posso fazer pra que isso não acontesa.desdeja te agradeso muito.

  15. Gosto de plantar rosas através de galhos, mas muitas vezes esses galhos ficam pretos,e em outras brotam mais logos os brotos murcham e morrem.
    O que poderia ser?
    Qual o melhor método para plantar rosas através de galhos?
    Grata.

  16. Moro em apartamento, não tinha nnenhuma planta, ganhei uma orquidea e comprei uma mini roseira vermelha que veio em um vasinho de plástico. Como cuidar da roserinha, devo passa-la para vaso maior, no sol, dentro do ap. o que fazer para conservá-la viva e bonita? me ajudem por favor. Quanto a Orquidea, devo cortar o caule depois de cair as flores? tem mais dois e brotaram mais dois ela fica na lavanderia dentro de casa onde bate o sol da tarde conto com a ajuda de vcs. beijos.

  17. ola! gosto muito de rosas ..comprei algumas muda da mini rosa … plantei em um espaço nao muito grande ..fique preocupada com a raiz . quero saber se crece muito a rais. ate mais… aguardo uma resposta e qual o espaço de uma muda para a outra.

  18. adoro todos tipos de flores, mais sou apaixonada por rosas

  19. Gostei das dicas , e gostaria de obter mini-rosas de todas as cores, inclusive verdes, que para mim é uma novidade!

  20. Amo O SENHOR JESUS , amo minha família, amo as rosas(plantadas)! Quer me agradar?, me presenteie com uma linda roseira!!!

  21. jesus tá em toda esta beleza das rosas,o que se não tantan perfeição

  22. adorei mas ainda tenho duvidas, qual é o mês que devo poda-las?

  23. gual o melhor mês para plantar e podar as roseiras!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>