28/11/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Casa e Família » Jardinagem » Rosas – Como Montar Buquês de Rosas para Decoração

Rosas – Como Montar Buquês de Rosas para Decoração

As flores trazem beleza e perfume para os jardins e também para os ambientes internos. Seja em casa, no escritório ou num salão de festas, elas transmitem alegria com seu perfume e suas cores significativas.

As floriculturas comercializam arranjos naturais ou artificiais de flores para as diversas ocasiões, porém não é difícil e pode sair mais barato montar o próprio arranjo em casa. Os materiais necessários para montar um arranjo são facilmente encontrados em lojas especializadas em floricultura, paisagismo e nas casas de campo. São matérias como: tesoura (grande e pequena com ponta), esponja floral (que deve ser deixada de molho na véspera), suporte plástico, arame maleável, flores, folhagens e adereços para compor o arranjo. Dependendo da ocasião e da combinação com a decoração do ambiente é possível incrementar o arranjo com fitas diferentes, vasos e suportes temáticos e até mesmo velas flutuantes que imitam flores.

Buquês simples com poucas flores podem ser colocados em recipientes maiores com água deixando um espaço lateral ou central para uma vela aromática ou em formato de flor, que fica muito charmoso. Outra dica é colher ou comprar as flores logo pela manhã quando ainda estão úmidas pelo serenar da noite, e colocá-las logo em uma esponja floral umedecida ou em um balde. Assim as flores não murcharão tão rápidas e o arranjo ficará “vivo” por mais tempo.
Rosas

Em se tratando de rosas, podem-se combinar flores de cores diferentes, dando contraste, ou simplesmente variar rosas com a mesma cor, mas em tons diferentes. Se for de preferência utilizar flores grandes, pense antes no tamanho do vaso onde irá colocá-las para evitar que fique muito carregado e as flores sufocadas. Um girassol, por exemplo, pode ser acompanhado por flores menores em um vaso, onde ele ficará em destaque e elegantemente acompanhado sem agredir a visão.

As rosas ficam sempre bonitas em qualquer ambiente, solitárias ou combinadas. Essas flores são unanimidade, qualquer pessoa gosta de rosas. Pode-se combiná-las com folhagens, flores do campo, lírios, copos de leite, etc. As rosas ficam muito bonitas em vasos marmorizados, que destacam a cor das flores. Um jogo de iluminação e espelhos faz com que os arranjos de rosas ganhem glamour.

Antes de montar um arranjo de rosas para decoração deve-se observar o cuidado para além de manter as flores vivas por mais tempo também retirar todos os espinhos e cortar a base em diagonal, o que facilita a absorção de água pela planta. Se usar folhagens, coloque-as primeiro no vaso deixando espaço central para as rosas, que devem vir por último. Caso seu arranjo seja colocado em um vaso maior ou simplesmente deixado “esquecido” propositalmente em um canto da mesa lembre-se de amarrar com um arame ou fita e só colocá-lo no local quase na hora da festa ou comemoração. Esse tipo de arranjo meio “desarrumado” dá um tom ao mesmo tempo exótico e requintado.

Arranjos exóticos e clássicos chamam a atenção dos convidados de uma festa e são capazes de dar ares diferentes a um ambiente. Os arranjos de flores não podem faltar em comemorações como festas de aniversário, bodas, casamentos, jantares em família e com amigos, festas de trabalho, formaturas, etc.

Algumas flores são encontradas mais facilmente na primavera e verão, porém existem flores que somente são encontradas no outono e inverno. Então antes de imaginar um arranjo é sempre bom pesquisar quais as flores da época, que certamente também saíram mais em conta.

Um ambiente bem decorado, florido e alegre diz muito sobre a intenção do organizador da festa ou do dono da casa. As flores falam através das cores e formatos e sua combinação só contribuí para trazer beleza ao ambiente.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

2 comentários

  1. gostaria de saber como faço um buque de rosas com serenata de amor.

  2. gostaria que mim enviasse fotos de arranjos de mesas com rosas vermelhas e outras flores no tom de amarelo e nude,e casticao com velas, com valores se possivel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>