22/10/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Casa e Família » Jardinagem » Flores – Dicas de como Montar Buquês de Flores

Flores – Dicas de como Montar Buquês de Flores

As flores representam diversos sentimentos e emoções, e elas são ofertadas e bem quistas em variadas ocasiões, como aniversário, casamento, Natal etc… Por esse motivo os buquês de flores são tão apreciados pelas pessoas e na hora de confeccioná-lo surgem dúvidas como montar o buquê ideal.

Visando esse objetivo são apresentadas a seguir: Dicas básicas sobre como escolher as flores, como combinar as cores e até mesmo como prolongar o tempo de vida de um buquê de flores.

Existem diversas maneiras de se obter um buquê de flores adequado para a ocasião especifica, devendo se observada os tipos de flores escolhidos na confecção do buquê, além se as flores combinam entre si etc..

Na escolha das flores indica-se essencialmente o significado que carregam consigo, por exemplo, os lírios simbolizam pureza sendo ideal para jovens e para comemorações como o Natal, buquês de rosas são indicados para ocasiões românticas, como a celebração do casamento, por exemplo.

Outras flores como as begônias carregam significados relativos a valores de amizade, perfeita como presentes para oferecer aos amigos. Outras flores como crisântemos são utilizadas em cerimônias fúnebres, sendo indicado como para homenagear o ente querido em funerais ou Dia dos Mortos.
Arranjos de Flores
Além da observação dos significados os buquês de flores geralmente são empregados para fins decorativos, cabe nesse aspecto critérios pessoal principalmente na escolha do buquê em relação à ornamentação em relação ao resto do ambiente, sendo importante à harmonia das flores com o lugar escolhido. Dessa forma exalta-se o valor do formato das flores, de suas respectivas cores e os cuidados que se deve manter para a boa aparência do buquê ou arranjo no ambiente escolhido.

A escolha das cores é um passo fundamental para combinar os buquês e arranjos de flores ao ambiente desejado, se houver a escolha de se montar os arranjos com um só tom, monocromático, indica-se a confecção em dégradé e a combinação do arranjo com um ou mais tom neutro, como branco e bege, por exemplo.

Quando se deseja montar um arranjo ou buquê multicolorido, é importante lembrar que as cores podem modelar a forma ou delimitá-la, fazendo com que o olho do observador caminhe pelas cores de forma desejada. Para os arranjos multicoloridos, indica-se a escolha de uma cor predominante.

É necessário lembrar que os tons podem ser frios ou quentes, os primeiros dão maior sobriedade ao ambiente, e trazem um espírito de calma e harmonia. Os segundos, ao contrário, indicam excitabilidade ou alegria, trazendo iluminação ao local cujo é decorado.

Também existem épocas em que as cores dos arranjos são fixas, como o Natal, por exemplo. Como última dica, recomenda-se a observação às cores e objetos que o local que será decorado possui, dessa forma compõe-se um ornamento que combine com o lugar.

Para mantê-las vivas por mais tempo, é importante atentar-se as especificidades de cada flor e com os cuidados essenciais com água, luminosidade, ventilação e corte.

Outra dica importante na hora de preservar o arranjo é afastá-lo de meios que possam agredi-los, como a proximidade de lâmpadas incandescentes, excessiva ventilação, e do ar-condicionado que resseca as plantas.

Pode-se concluir afirmando que os arranjos e buquês possuem alto valor ornamental e estético, e para montá-los com graciosidade, recomenda-se a atenção a sua composição (com a escolha das flores, formas e cores), assim como aos seus modos de cultivo (com o mantimento das flores vivas, prevenindo-as contra agressões externas, e atentando-se as especificidades e necessidades de cada flor).

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

Um comentário

  1. perfeitooo a pessoa q fez ta de Parabens!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>