02/09/2014
Fique ligado
Você está aqui: Capa » Casa e Família » Jardinagem » Como Cultivar Lírios?

Como Cultivar Lírios?

De origem norte americana, asiática e europeia, os lírios são flores com características bastante diferentes, existem mais de cem tipos de espécies, diversas cores e mesclagens.

Hoje em dia essas cores e mesclagens aumentam a cada dia através de cruzamentos artificiais. Os lírios são flores que têm de 1,00 m a 2,00 m na fase adulta, podendo ter perfume.

Os lírios podem ser cultivados em vasos, podem ser usados para corte e confecção de buquês e arranjos, é uma planta muito antiga e tradicional, já era citado na Bíblia desde a antiguidade. Apesar da simplicidade é considerado uma planta muito sofisticada.

Dependendo da espécie da planta e do local em que estão plantados, os cuidados e o cultivo são diferentes, alguns lírios nascem naturalmente nos campos, são espécies mais rústicas e não precisam de cuidados, simplesmente florescem e encantam a todos pela tamanha simplicidade e beleza.

Para as pessoas que desejam cultivar os lírios em casas, escritórios ou apartamentos devem ser tomados alguns cuidados e são eles:

  • Atentar para o ar condicionado, a planta não deve ser colocada muito próxima a ele, e sim em locais ventilados e arejados.
  • O lírio é uma planta que não gosta muito de sol, prefere à chamada meia-luz, que é como uma espécie de sombra.
  • Os lírios são excelentes flores para jardim, ou até mesmo para você que deseja plantá-lo em um vaso, fique atento a umidade, pois o bulbo do lírio não gosta de umidade, se a terra estiver constantemente úmida ou encharcada, o bulbo apodrece facilmente.
  • Para épocas mais secas e quentes, regue o lírio de 2 a 3 vezes por semana, e em épocas mais amenas regue-o 1 vez por semana. É importante regar o lírio mesmo na época em que ele não esteja dando flores.

Lírio Rosa

Os lírios já foram utilizados na culinária Chinesa, aqui no Brasil não existem pratos a base de lírios. Na medicina os lírios são usados para confecção de remédios para garganta, para o combate de inchaços, combates de sangramentos, para remédios contra asmas, entre outros, e são também muito utilizados para confecção de perfumes, xampus, condicionadores e cremes.

Gostou? Tem alguma sugestão ou crítica? Comente!

Deixe um comentário

13 comentários

  1. obrigada foi de grande valia
    eu tenho lirio branco em vaso.o coitado anda enxarcado.doravante,farei como o ensinado.
    obrigada

  2. comprei um vaso com três mudas de lírio, gostaria de saber mais sobre procedimentos do mesmo, tais como:
    replantar em outro vaso, tipo de terra e mais detalhes que vocês puderem me informar.

    desde já, agradeço,
    abraços…….

  3. Tenho um lirio e le não nasce novas folhas nasce somente tres folhas e depois uma dela morre e naõ sai disso o que devo fazer ja adubei e naõ adianta ja o tenho ha muitos anos.e daqueles de folha larga e lindo mas não consigo fazer com que cresça e floreça desde ja agradeço estou aguardando resposta

  4. Oi, comprei o bulbo e plantei conforme estava escrito, mas percebo q esta saindo bem diferente do q eu comprei as folhas são compridas bem diferente do lirio .

  5. Meu lírio é aquele cor de laranja. Quero saber se é verdade que quando não for época do lírio dar as flores, tem que arrancar a batatinha e por para secar, para depois replantá-la
    Obrigada

  6. gostaria de saber como cultivar lírio rosa?
    é necessario a troca do vaso após florescer?
    corta-se as astes que estão sem folhas e flores? o bulbo pode se multiplicar?

  7. Como molhar um lirio em vaso dentro de casa?
    Quantas veses por semana e quantidade de agua?

  8. Plantei meus bulbos de lirios em terra fertil, sigo todas as orientações técnicas porem os mesmos soltam um “fiapo” de folha fina como um capim um pouco mais largo e morre, depois nasce outro e morre ,outro e morre, nunca forma a palnta. Alguem poderia me dizer o que está acontecdendo?

  9. TENHO UM LIRIO MÁS NUNCA DEU FLORES ESTA EM UM VASO, QUE ADUBO DEVO USAR PARA MELHORA-LO.

  10. MEU LIRIO É LARANJA GANHEI ELE LINDO E TODO FLORIDO EM UM VASO MAS ELE N FLORESCE MAIS QERO SABER SE DEVO REPLANTA-LO EM OUTRO LUGAR OU SE DEIXO ELE NESTE VASO EM QUE ELE ESTA..OQ EU FAÇO PRA ELE VOLTAR A TER FLORES..REGO ELE MAS A FOLHAS CONTINUAM CAINDO…AGUARDO RESPOSTA

  11. como fazer meu Lirio rosa voltar a ter flores

  12. amei vou ganhar um rosa da inha filha,ela vai mandar de sâo paulo pra mim.

  13. Meu lirio e lindo,ganhei de meu filho no dias das mães,so que agora estão caindo as flores e esta me deixando muito triste,gostaria de saber como cuidar dele para não deixar morrer.ganhei ele plantado em um vaso.meu filho tbm não sabe cuidar,o que faço,
    me ajude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>